Apresentando a nova versão do Email Marketing

É com muito prazer que gostaríamos de anunciar o lançamento da nova versão do Email Marketing.

Ouvindo muito nossos clientes – e também atendendo nossas próprias necessidades – chegamos à reformulação completa da funcionalidade.

Com essa nova versão, simplificamos a criação de campanhas para que mesmo um usuário que não conheça nada de HTML se sinta completamente à vontade editando seu email, sem se preocupar com que os esforços em melhorar o visual da mensagem prejudiquem a estrutura do email. Ao mesmo tempo, procuramos dar mais poder aos usuários mais avançados, que têm recursos para desenhar emails customizados, mas que tinham seus e-mails danificados pelo editor anterior.

O Email se torna um cidadão de primeira classe

Os Emails ganharam um novo status dentro do RD Station. Ao invés de estarem associados a uma funcionalidade específica do RD Station, agora eles são criados, editados, e gerenciados em uma parte dedicada do sistema.

Como não estão mais atrelados a nenhuma funcionalidade, os emails podem ser compartilhados e reutilizados por diferentes áreas. Você pode, por exemplo, usar o mesmo email no envio de uma campanha de Email Marketing e também em um fluxo de nutrição de Leads.

À medida que o sistema evolui, o email vai poder ser reutilizado em mais áreas do sistema. Uma das ideias é mandar um email diretamente para um Lead a partir do CRM.

A criação de uma campanha ficou mais fácil

O fluxo de criação de uma campanha foi totalmente repensado e agora são menos telas com informações mais objetivas e claras. Na primeira tela de criação de uma campanha somos apresentados à escolha do modelo de email. Aqui podemos escolher criar a partir de um modelo temático, a partir de um email já existente (criado por nós anteriormente) ou ainda importar a partir de uma URL.

Quando fazemos a escolha do modelo, somos levados para a tela de edição. Além das informações de remetente e assunto, é aqui que customizamos a aparência e conteúdo do nosso email.

Edição simplificada

É justamente nesta parte que fizemos uma das maiores mudanças. Ao escolher um modelo temático, a tela de edição de conteúdo mostra vários campos. Cada modelo deste tipo está dividido em áreas e cada campo edita uma destas áreas. Estas áreas são partes do email que queremos editar como uma coluna ou um header. Ao separamos em áreas, o email pode ser editado sem medo de se quebrar a estrutura que suporta o conteúdo.  Isso na prática resolve os problemas de se “quebrar” o email sem querer.

Prévia em Tempo Real

Outra novidade é a pré-visualização em tempo real. A qualquer momento que editamos uma informação, uma miniatura do email que fica a direita da tela é automaticamente atualizada com o novo conteúdo.

Procuramos deixar a prévia o mais fiel possível. O HTML mostrado na prévia é muito próximo do que o usuário final vai receber. Isso não dispensa os testes de envio, mas já ajuda bastante na hora da edição.

Mais poder para usuários avançados

Muitos de nossos usuários mais avançados reclamaram de não poderem usar seus HTML’s próprios para envio de emails. Os usuários gastavam horas desenhando um email que acabava sendo destruído por nosso editor WYSIWYG, que poluía ou desconfigurava o código inserido. Para que isso não aconteça mais, agora você pode importar HTML para utilizar em seus envios.

Importação

Ainda na tela de escolha de modelos, ao selecionarmos importar, podemos inserir uma URL que aponte para um email.

Ao apertar em Importar, o RD Station baixa o conteúdo e aplica um pré-processamento nele, inclusive corrigindo URL’s que estiverem relativas, transformando-as em absolutas. A próxima tela é novamente a edição de conteúdo, porém, ela muda para receber o HTML customizado.

Edição de código

Quando estamos editando o conteúdo de um email que veio de uma importação, não mostramos mais o editor WYSIWYG. Como isso causava problemas, agora mostramos um editor de código HTML para que os usuários avançados possam customizar seu código sem que ele seja poluído ou quebrado.

A prévia em tempo real continua funcionando neste modo, permitindo que o código seja editado com mais segurança.

Crie emails a partir de emails

A terceira opção na criação do email é criar um novo email a partir de um já existente. Isso vai gerar uma cópia da mensagem antiga com todas as informações. Com essa funcionalidade, fica muito fácil criar várias versões de um mesmo email rapidamente. Você poderia, por exemplo, criar um modelo de Newsletter e, a cada mês, enviar uma campanha baseada nele.

Essa criação é inteligente, no sentido de respeitar a origem do email. Se criarmos um email a partir de outro que veio de importação, a tela de edição mostrará a tela de edição de código. Se o email original for editável em áreas, seus “descendentes” também serão editáveis em área.

O Email Marketing é a sua primeira linha de contato com seus Leads dentro do RD Station. Aqui no blog já falamos inúmeras vezes sobre ele e sua importância. É por causa dessa importância toda que escolhemos essa funcionalidade para ser a primeira a receber uma reconstrução.

Muitos de nossos clientes também pediram uma forma mais fácil de importar contatos. Escutamos vocês e nas próximas semanas lançaremos essa funcionalidade que vai facilitar muito o processo de importar Leads.

Estamos em um contínuo processo de evolução aqui na Resultados Digitais. Queremos que nossos clientes extraiam o máximo do Marketing Digital e, para isso, estamos sempre ouvindo sugestões e trabalhando para tornar o RD Station um verdadeiro aliado. Se você tiver qualquer sugestão, pode entrar em contato conosco.

Espere grandes novidades em breve!

Marcadores:

Deixe seu comentário