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9 ofertas que sua empresa pode promover através de uma Landing Page

O objetivo de uma Landing Page é converter visitantes desconhecidos em Leads, convencendo-os a nos dar sua informações pessoais.  Para que isso aconteça, é normal oferecer uma troca:  oferecemos algo interessante para o Lead e pedimos que preencha um formulário.

Identificar esta oferta é o primeiro passo para construir uma Landing Page de sucesso.  O post de hoje traz 9 exemplos de ofertas, explica o que analisar ao escolher uma delas e mostra como usar as Landing Pages do RD Station para entregar cada uma. 

eBook

Um eBook é um material sobre um tema específico que tem caráter educativo.  Este tipo de material tem uma ótima aceitação e é muito bom para educar o seu cliente.  Quanto mais informações ele tem sobre o assunto, mais ele percebe o quanto você entende e consequentemente começa a te enxergar como referência no assunto.

Além disso, pelo valor que oferece, é extremamente atrativo.

Exemplo: Ebook Web Analytics da Resultados Digitais

Whitepaper

Não há uma divisão tão clara, mas tratamos Whitepapers como materiais educativos com um teor mais superficial. Geralmente tem menos conteúdo que um eBook e portanto é escrito mais facilmente.

Uma dica é tentar reaproveitar materiais internos da empresa como documentos de treinamento ou manuais.

Exemplo: Whitepaper  Call-to-Action

Diagnóstico

Oferecer um diagnóstico é uma ótima maneira de mostrar ao potencial cliente que ele tem problemas que você pode resolver.

Exemplo: Diagnóstico de Rede da VOffice

Webinar

Um webinar é algo que pode ser gravado com facilidade.  Até mesmo softwares gratuitos conseguem gerar bons resultados com pouco investimento de tempo.  Além disso, conteúdo de vídeo é consumido mais facilmente do que o conteúdo de texto.

Exemplo: Nosso webinar “Criação de Landing Pages Efetivas”

Template

Um template serve para as pessoas que ainda estão tentando resolver o problema com os próprios recursos.  Isso é um sinal muito forte de que há demanda pelo produto ou serviço.  Manter estas pessoas por perto é com certeza uma boa idéia pois têm boa propensão a se tornarem clientes.

Exemplo: Template em Powerpoint da SOAP para conquistar recursos 

Ferramenta

Você pode disponibilizar uma ferramenta como um software ou até algo mais low-tech como um documento.  Aqui na RD disponibilizamos alguns desse tipo.

Exemplo: Planilha de Planejamento Financeiro da Conta Azul

Outros Materiais úteis

Além dos previamente citados, podemos usar a criatividade para pensar em outros tipos de materiais que vão atrair o público alvo.  Veja como a Brasilrad, empresa que presta serviços para clínicas de radiologia, disponibilizou um conjunto de placas de sinalização prontas para serem imprimidas.

Exemplo: Placas de sinalização da BrasilRad

Orçamento

Passando para os casos de conversão mais direta temos o orçamento. Aqui o visitante está deixando um sinal muito claro que está interessado no produto. Muitas vezes os orçamentos não viram compras, mas é sempre bom manter a relação quente para quando a hora da compra chegar você ser a empresa que está nos pensamentos do cliente.

Exemplo: Orçamento para contratação da banda The Songs

Produto

Você pode (e deve) aproveitar as altas taxas de conversão de uma Landing Page para oferecer seu produto diretamente. Associar uma campanha de mídia paga com uma Landing Page direta é muito mais eficaz do que mandar os visitante para sua home page.

Exemplo: Comunicador da Moblife

Como escolher uma oferta

Muitas empresas esbarram na hora de escolher uma oferta para sua primeira Landing Page.

Existem alguns fatores que influenciam a escolha do que ofertar. Podemos dimensionar a proximidade da conversão final de acordo com certos fatores.

Quanto mais longo seu ciclo de vendas, maior a necessidade de educar o seu cliente.  Por isso aposte em materiais educativos como os eBooks.  Produtos que estão no mercado B2B geralmente se encaixam nessa categoria.

Em contrapartida, se existe uma demanda clara pelo produto, você pode se beneficiar muito de ter uma Landing Page como porta de entrada.  Um sinal claro de demanda existente é o tráfego existente no seu site. Uma oferta direta tem naturalmente uma taxa de conversão menor do que uma oferta mais educativa, e por isso não costuma adiantar muito tentar vender quando você não tem muito acessos.

Ainda sobre esse último ponto, é preciso alinhar as suas expectativas em relação as taxas de conversão. Como dissemos antes, quanto mais próxima da venda, menor tende a ser a taxa de conversão.  Não espere que uma Landing Page que tenta vender o seu produto ou serviço tenha a mesma performance de uma que oferece um material gratuito.

Como entregar o material no RD Station

Na última etapa da criação de uma Landing Page temos algumas opções de ações. Podemos entregar cada oferta aqui descrita usando uma combinação delas.

Mensagem de agradecimento

Esta mensagem é mostrada para o usuário quando ele preenche o formulário.  Recomendamos usar sempre que a Landing Page não levar o Lead para outra página para que ele fique com a sensação de que o pedido foi processado.

Redirecionamento

O Lead é automaticamente redirecionado para a página escolhida quando preenche o formulário.  É uma opção recomendada quando existe uma Thank you page que é aonde ele normalmente consome o lhe foi prometido.

Notificação de conversão

A notificação de conversão não é enviada para quem preencheu o formulário e sim para o email de alguém da sua empresa, de sua escolha. É recomendado quando essa conversão requer uma ação sua ou de alguém da sua empresa como passar o Lead para a área de Vendas, por exemplo.

E-mail de agradecimento

Já falamos aqui no blog sobre Emails transacionais, esses sim enviados para o Lead.  Resumidamente este email serve para suprir a expectativa de quem realizou a ação e para serem arquivados na caixa de entrada do usuário, ficando disponíveis para consultas posteriores.

Como entregar cada oferta usando o RD Station

Ebooks, Whitepapers, Webinars, Templates, Outras Materiais Úteis e Ferramentas

Use a opção de redirecionamento de página para levar o usuário até onde ele vai consumir o conteúdo, ou usar a ferramenta. Outra opção é redirecionar o Lead diretamente para o arquivo. Use também o email de agradecimento para enviar o recurso para o Lead e permitir que ele mantenha o material arquivado.

Diagnósticos e orçamentos

Aqui é importante usar a notificação de conversão para que o pedido seja realizado o mais rápido possível.  Para satisfazer o anseio por uma resposta do Lead você pode usar uma mensagem de agradeciemento ou uma Thank You page que explique o que vai acontecer em seguida.

Produto

O resultado de uma Landing Page direta depende muito do produto.  O normal é fazer o mesmo do que o item anterior.  Para quem dispõe de recursos técnicos, é possível também integrar o RD Station com o cadastro no produto, por exemplo.

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